Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

29 de julho de 2006

Sobre Aconselhamento

"Não use o machado para espantar
a mosca da testa do seu amigo"

Provérbio Chinês
Quando recebi este provérbio acho que o Ricardo não imaginava o quanto alguns dos meus amigos gostariam não apenas de ser eles a me enviarem estas palavras, mas serem também os que as tatuassem na minha alma.

Então, num assumidímo momento "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", não porque não o queira mas pois ainda não cheguei lá, tenho o seguinte conselho que me foi passado e que passo sem ainda tê-lo compreendido em plenitude.

Aqueles que nos procuram buscam respostas a suas questões, e por o fazerem colocam em nossas mãos uma confiança muito grande e, não raro, exacerbada. Desta forma, temos em mãos um poder singular sobre essas pessoas, e o como um sacerdote use esse poder é o como eu meço seu mérito perante aos Deuses que diz representar.

Aconselhar é um ato de doação. É como dar ao outro uma bênção que muitas vezes a pessoa, mesmo que peça, não quer escutar. Assim, é necessário sabermos aguardar que nos peçam ajuda e não se intrometam na vida alheia.

E quando te pedirem conselhos, cuide mais para que sua mensagem chegue correta nos ouvidos de quem te escute do que ela faça senso para você. Aí é onde precisamos aprender como falar, pois expressar nossas idéias do modo que elas fizeram sentido em nossas vidas quase nunca é o que quem esteja à nossa frente precisa ouvir.

Contar nossa saga é uma forma de expressar nosso aprendizado, bradá-la não. Transmitir a sabedoria de nossos passos não é impingir nossos conceitos àqueles que estão à nossa frente. Aconselhar não significa moldar o outro segundo nossos princípios.


Reflita sobre o como tem falado aos outros escutando Cindy Lauper cantar "True Colors".
Acompanhe a letra aqui e conheça seu significado lendo a tradução.

Com agradecimentos a Ricardo Ramos pelo "puxão de orelhas incidental".

6 Comentários:

Blogger Su disse...

"Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos. Mas seja paciente com elas. Conselho é uma forma de nostalgia. Dar conselho é uma forma de resgatar o passado da lata do lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e reciclá-lo por um preço muito maior do que realmente vale." Baz Luhrmann.

Lembra disso?
Beijos

30 julho, 2006 02:48  
Blogger Nika® disse...

Saudades!!!

30 julho, 2006 14:58  
Blogger Tami Fada disse...

Humm... Interessante esta idéia Malhado!

Este provérbio eu nunca tinha visto... Mas incrivel como cai bem para muitas pessoas!

preciso refletir sobre mim tbm.. ^^

Passando apenas para lhe deixar um Bjo na buchecha, Druida!

31 julho, 2006 17:18  
Blogger Tatiana Mamede disse...

Sábio provérbio. Mais sábio conseguir acolhê-lo, mesmo julgando-se não estar em posição de segui-lo.
Coragem e paciência. As duas virtudes mais que necessárias para chegar ao equilíbrio. E vc está a caminho, meu lindo.

Beijos.

01 agosto, 2006 09:41  
Blogger Pedro Ivan disse...

o principal problema é a inercia, sentir medo e perfeitamente natural (e em boa parte dos casos e saudável... quem nao tem medo eh no minimo uma pessoa de falta de bom senso), a questao eh vence-lo

as duvidas sao inevitaveis e (para mim) principal parte de qualquer caminho, ter duvida, questionar, entender, principalmente neste caminho, de que adianta seguir e seguir apenas? Sem o compreendimento este caminho se torna inutil

medo e duvida todos temos, o proximo passo eh nos aliarmos a eles, e nao o fazermos como inimigos (foi mal a falta de acentos... teclado %@)(%&%_@*@# %%&@* )

01 agosto, 2006 15:42  
Anonymous ashore angel disse...

O bardo sábio!!!sua palavras naum moldam,pois expressa-se com exatidão o óbvio!(já disse isso antes),mas não custa repetir,sua sabedoria contagia e não molda,não quem realmente tem o propósito do conhecimento,que em ti é nato!!!
És um dos escolhidos,que os Deuses te protejam hoje e sempre!!!
bjs e bençãos nesse nobre coração!!!

06 agosto, 2006 23:52  

Postar um comentário

Links para este texto:

Criar um link

<< Voltar à página inicial