Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

18 de agosto de 2006

Filosofia de Vida ou Religião?

Ontem, numa conversa com um estudioso do Drudismo Romântico, uma vertente bem diferente e não raro conflitante com a minha, fui questionado sobre qual a diferença entre o filosofia de vida e religião. Uma vez que esta dúvida recai muito sobre os estudantes do Druidismo Reconstrucionista, que é o meu foco, achei por bem deixar a minha resposta aqui, uma vez que é a minha forma de encarar os conceitos. Ei-la:

Uma filosofia de vida é algo que te guia adiante, em direção a um rumo dentro das suas próprias concepções. É o seu senso de direção, capaz de levá-lo cada vez mais longe quanto mais conheça a si mesmo.

Uma religião é realmente muito parecida com uma filosofia de vida, mas ela provém de um senso coletivo, e não de uma percepção pessoal do que nos cerca. A religião é um evento social, que agrega uma tribo e não raro serve inclusive de filosofia de vida a seus praticantes. A diferença está em que ela não traduz uma experiência, mas diversas e às vezes incontáveis delas, tornando-se bússola capaz de nos orientar quando nosso senso de direção falha.

Todos os que têm uma religião têm uma filosofia de vida em geral baseada na fé a qual professam, mas mesmo os que não possuem uma crença definida ou que sejam céticos demonstram uma ética pessoal através da qual, independente do juízo de valor que façamos dela, pautam o como agem em suas vidas.


Agora, independente de bússolas ou do quão bom seja seu senso de direção, caminhe um pouco "Imaginando" um mundo melhor à nossa volta, assim como fez John Lennon. Viaje na imaginação deste poeta através da letra e da tradução desta canção. Ou, e por que não, assista-o entoá-la para você.

Com agradecimentos a Alex Figueiredo pela boa conversa e por ter Inspirado esta reflexão.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

hmmm... bem explicado...
Eu sempre tive curiosidade em saber a diferença...
Mas nunca tive clareza de idéias o suficiente pra perceber que um era coletivo e o outro individual.
Muito, muito interessante mesmo...

Bacci, Bardo mio...

18 agosto, 2006 04:18  
Blogger Su disse...

Obrigada!

18 agosto, 2006 11:28  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente perfeita a explicação da diferença!como sempre vc é do cara...perfeccionista e direto para responder e explicar.Ti adoruuuuuuuuuuuuuu!!!
bjks no coração!!!

24 agosto, 2006 00:42  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial