Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

2 de agosto de 2006

Você não é Pagão!!!

Foi isso o que escutei de uma pessoa que se diz satanista - e talvez o seja, mas isso não vem ao caso - durante boa parte do dia de ontem. E isso é um tipo de afirmação muito normal nos dias de hoje.

Claro, eles pensam que Paganismo é não ser batizado. "Está no dicionário"!!! - dizem, enquanto tento explicar que o Paganismo que eles lêem ali não condiz com o que seja o Paganismo que exista nas culturas que o preservam nem na vivência de quem o segue como opção religiosa. Deveria ser óbvio, uma vez que nenhum pagão tentou definir sua cultura perante os metaliguístas de outrora.

Seria como se uma pessoa achasse por bem chamar um macaco de ornitorrinco, e de tanto falar assim outras pessoas passassem a acreditar que o pobre primata realmente seja uma das brincadeiras mais inusitadas que os Deuses colocaram na face do planeta!

Esquecem-se do significante! Ignoram quem realmente são os povos alcunhados como pagãos, e presumem-nos extintos. E o mais interessante é que algumas pessoas "esclarecidas" no meio pagão defendem esse tipo de argumento, pois "o uso do termo também leva ao significado". Bobagem, na minha opinião. O macaco sempre será macaco e quem o vê como ornitorrinco pode tanto ter uma perspectiva falha da realidade quanto procurar distorcê-la com fins outros, mas não devido ao macaco em si.

Antigamente, convencionaram chamar de Paganismo algo sem nome nem limitado pelos conceitos de religião, filosofia ou cultura porque simplesmente era tudo isso e algo além. Mudou hoje foi o fato de alguns pagãos usarem esse termo de acordo com o povo alcunhado, e não com o que foi dito dele, enquanto outros buscam uma palavra melhor para expressar o que ele seja. Por enquanto, "ganha a corrida" o termo "religião da terra", mas mesmo esse termo é ruim, pois deixa de fora a filosofia e a cultura dos povos pagãos.

Usamos e usurpamos muitos termos sem pensar no seu significante, usamos expressões sem parar para pensar no como elas passaram a existir e no porquê de serem aceitas pela sociedade. Fazemos isso com toda a tranqüilidade, como se a palavra não tivesse uma ancestralidade também - logo nós, que celebramos com nossos ancestrais todos os dias - e esta, por sua vez, não tivesse um significado original e um significante, elemento Inspirador de sua criação.

Um termo sem seu significante original é um termo deturpado, e precisa ser ressignificado para fazer jus àquilo que pretende definir, não meramente aceito e acatado, como se fosse a (capa do cavalo) posta num cavalo rebelde.


Comtemple significados escutando "Between the Shadows", composta e interpretada por Loreena McKennitt sem o uso de uma única palavra.

8 Comentários:

Blogger BIA MARQUEZ disse...

Mais uma vez, bruxinho, vc esta de parabéns pela crítica a ignorância que assola o povo que se diz conhecedor do misticismo mas nem sabe o significado das palavras e nem procura saber a origem das mesmas, e das crenças que resolveu seguir....

Com a Bênção dos Antigos...

Bia

02 agosto, 2006 15:14  
Anonymous Anônimo disse...

Malhado,

É complicado mesmo quando a falta de questionamento impede que alguém procure o significado original da palavra e se prenda apenas em sua denotação mais usual. A isto chamamos de ingnorância, não é mesmo? Beijinhos,

Bia Lins

02 agosto, 2006 16:42  
Anonymous Anônimo disse...

hehehe.. pessoas assim chegam a ser comicas.. nem ha mto o q dizer sobre isso.. mas este nao foi o primeiro nem sera o ultimo q usa(ra) as palavras sem ao menos saber ao certo oq fala..

^^

faz parte

02 agosto, 2006 19:47  
Anonymous Anônimo disse...

Acho que o texto abaixo reforça tudo isso que o Malhado citou.
Normalmente não gosto de responder questões com textos que geram ainda mais questões... Mas acho que vale ler e refletir!

"-Acho que vou aceitar mais um café, se você não se incomodar. Mas, me diz, como pagã, quem é que você admira?
-Admiro
-Isso mesmo. Imagino que você tenhau m campo bem amplo. Então, pra quem você monta o altar da sau casa? Pra quem você se ajoelha e reza ao amanhecer e ao anoitecer?
Seus lábios adquiriram vários formatos sem dizer nada antes que ela falasse:
-O princípio feminino. É uma coisa de poder, sabe?
-De fato. E esse tal princípio feminino seu tem nome?
-Ela é a deusa que está dentro de todos nós - disse a garota, com a cor subindo às suas bochechas. - Ela não precisa de nome.
Ah - disse Wednesday, com um largo sorriso de macado. - Então, vocês promovem bacanais poderosos em honra a ela? Bebem vinho de sangue sob a lua cheia, enquanto velas escarlates queimam em castiçais de prata? Entram nuas na espuma do mar, cantando com êxtase à sua deusa sem nome, enquanto as ondas lambem suas pernas, batendo nas suas coxas igual à língua de mil leopardos?
-Você está tirando sarro de mim - ela disse. - Não fazemos nenhuma dessas coisas que falou."

Wednesday ( Odin ) e uma Garçonete "Pagã"

02 agosto, 2006 19:53  
Anonymous Anônimo disse...

falta de conhecimento somado à ignorância dá uma tristeza
Enfim.. é o que vamos ter por muito tempo aqui pela Terra

02 agosto, 2006 21:30  
Blogger Nika disse...

Caracas, Ignorancia mata! Vc fez o favor de avisar essa pessoa?

Adoro os seus textos, adoro vc!

03 agosto, 2006 11:05  
Blogger Su disse...

E o mundo continuará girando...
E o despertar somente vem quando realmente desejarmos.
Que seja rápido para aqueles que ainda encontram-se ignorantes e desejam mudar!
Beijos

04 agosto, 2006 12:29  
Anonymous Anônimo disse...

Um dos melhores post sobre o real significado do que é ser pagão,mas a palavra é do bardo!hehehehe
Como a Su disse que seja rápido!
Vc é do cara...
bjs no coração!!!

07 agosto, 2006 00:18  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial