Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

22 de abril de 2006

Origem gaélica da palavra "Brazil"

São numerosas as formas que a palavra assume nas diversas fontes cartográficas: Brasil, Bersil, Brazir, O'Brazil, O'Brassil, Breasil. Desde os tempos mais remotos existiam lendas gaélicas que faziam referências à esta ilha que era comparada às Ilhas Afortunadas encontradas na mitologia greco-romana.

A relação entre a Irlanda e as ilhas míticas do Atlântico está bem patente no mapa de Fra Mauro de 1459 onde está desenhada uma ilha de nome Brazil com a inscrição: "Queste isole de Hibernia son dite fortunate", ou seja, classificando-a como uma das "ilhas afortunadas".

Filólogos, asseguravam que "brazil" em gaélico, derivava de "brés" ou "afortunado", mas que também pode ser traduzido como "encantador". Seja qualquer que seja seu significado, esta terra, era descrita como um "Paraíso". Deste modo, a palavra "brazil" já existia muito antes de sua descoberta em 1500 e não estava associada a madeira pau-brasil aqui encontrada. Varnhagem e Luis Weckmann, "asseveram que este nome já aparecia numa Carta Anônima em 1324 e que desde aquela data até 1500, ela está assinalada em mais de 28 vezes nos mapas, portulanos e outros registros cartográficos conhecidos."

Texto: Rosane Volpatto.
Extraído do site Oficina do Pensamento.

Para maiores informações sobre as relações entre os Celtas e o Brasil leia também:
Uma Ilha Chamada Brasil, de Geraldo Cantarino.
Clique aqui para comprar!

Homenagem ao dia do "descobrimento" desse nosso país amado.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

sobre o fato do Brasil não ter sido descoberto pelos portugueses é indiscutível, fomos "descobertos" muitas outras vezes (quem dera se houvessem fixado reais povoados aqui... se é que não fixaram em algum momento...)

bem quanto a questão do nome, talvez a origem do nosso nome se deva tanto ao pau-brasil quanto ao brazil gaélico, que a palavra Brazil (gaélica) que remeta ao nome de pau-brasil aqui atualmente... afinal a cor vermelha era nobre e o nobre deve remetar a algo "bom" de certa forma "sortudo" também...

ou ainda ao batizarem já possuíam este conhecimento (por que não?) e decidiram manter este nome, mas para não darem o mérito a outros povos, mantiveram isto calado...

29 abril, 2006 19:21  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial