Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

14 de julho de 2006

Sobre as Críticas e os Elogios

Sempre que recebo um elogio (e quem já o fez sabe disso), respondo que espero continuar a ser merecedor dele. Com isso pretendo reiterar a importância do senso crítico em meus estudos e reflexões, nos quais busco atingir excelência não pelo que venham a pensar de mim, mas por respeito ao tempo e à paciência das pessoas que lêem minhas palavras e partilham meus conceitos e pensamentos.

Sempre que alguém me critica, eu primeiro analiso se o conteúdo da crítica é válido independente da maneira e da linguagem através da qual a recebo, e só então respondo ao crítico, sempre de acordo com o tom da crítica. Desta forma, não desperdiço o conselho, mas como o mais ferrenho crítico de mim mesmo, não permito que meu esforço seja vilipendiado nem que rebaixem ou a mim ou ao meu trabalho.

Os elogios dos que nos querem bem não são mero reconhecimento. São um atestado de como somos responsáveis (ou deveríamos ser) pelo que falamos. Já as críticas dos que de nós discordam são oportunidades de rever nossos estudos, repensar nossas certezas e lembrar que embora imperfeitos, merecemos o mesmo respeito que dispensamos a quem nos leia, nos ouça e quiçá nos admire.

Tanto o elogio quanto a crítica são convites ao aprimoramanto. No primeiro lidamos com o desafio do nosso próprio ego, no segundo com a os melindres do ego alheio.

9 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Desde que te clikei pela primeira vez,o que mais me impressionou foram suas qualidades:sábio,generoso,iluminado e tantas outras...sempre o admirei pela forma fiel e exata como vc,conta,retrata,reconta,divide e expõe os seus conhecimentos para nós(eu).Vc é um dos escolhidos,que vieram para construir um mundo novo!!!O maior desafio é lidar com o próprio ego,mas pra ti isso é facim,pelo ao menos é o que me transmite.adoro vc!!!bjs e bençãos

14 julho, 2006 03:21  
Anonymous Anônimo disse...

Ah ia quase me esquecendo,essas eram as qualidades dos Druídas!!!bjs

14 julho, 2006 03:27  
Anonymous Anônimo disse...

ego. eco. ecôo. ecoei. egoei.

14 julho, 2006 16:11  
Blogger Luciana Onofre disse...

"Hablen mal o bien, pero hablen de mi!"

14 julho, 2006 23:32  
Anonymous Anônimo disse...

Continuo amando tudo o q vc escreve, arranjando sempre um tempinho pra acompanhar o blog, mesmo comentando só de vez em qdo...
Abençoado todo aquele que alimenta a mais voraz das fomes: a do conhecimento!!!
Bjo!

15 julho, 2006 09:20  
Blogger Nika disse...

Sabe aquelas cenas de novela em que a pessoa recebe um carta e ao ler a carta quem narra é o remetente?

Foi o que aconteceu ao ler seu texto!

Concordo plenamente com tudo que vc disse!

Adoro as coisas que você escreve, me faz pensar e repensar muitas atitudes que eu já tomei na minha vida!

15 julho, 2006 22:36  
Anonymous Anônimo disse...

hehe tio.. vc esta certo.
a proposito, o q eh mais dificil de se fazer qd se tem q responder ou defender-se de uma critica ?

lidar com as melindres do ego alheio ou o proprio ?

16 julho, 2006 01:22  
Blogger Su disse...

E o importante, é continuar a evoluir...
Beijos

16 julho, 2006 13:16  
Blogger Flor disse...

Ótimo!
Hoje, sem palavras... =)

Que vc Malhado, só cresça e melhore com as críticas construtivas, e receba com carinho os elogios recebidos... Saiba que não é tão simples assim, elogiar, antes disto, é necessario observar, compreender, e admirar!
Valorize-os...

Se "falam" de vc ou para vc... é por que é muito notado e consequentemente, muito importante para a sociedade em que vc vive!
=)

Bjoss!

Tamira**

16 julho, 2006 21:25  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial