Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

3 de agosto de 2006

Sobre uma Compreensão do Mundo

"Os verdadeiros surdos são
os que aprenderam a ouvir mas
se esqueceram de como escutar"

Bia Marquez
Num tempo em que falo tanto em definições, de como falamos ou de como calamos, recebi essa jóia. Um pensamento certamente muito feliz.

Depois dos últimos dias, onde primeiro disseram que não sou pagão e depois que não sou druidista, dando inclusive a entender que poderia ser charlatão, parei pra pensar no que dizer a pessoas assim e peguei-me rindo de toda a situação. Rindo não de deboche, mas rindo de como é cíclico o aparecimento de pessoas assim em minha vida, como que lembretes dos Deuses de que eu preciso ter bastante cuidado antes de falar o que está em minha mente.

Essas pessoas eu as poderia chamar de loucas, de charlatãs, de incômodos e de inimigos, mas prefiro chamá-las de oportunidades, pois sempre foram grandes possibilidades de eu alcançar mais algum aprendizado em meu caminho.

E ri do que aprendi graças a pessoas assim. Algumas se tornaram desafetos, outras amigos, outras esvaeceram sob o véu do tempo e não consigo sequer lembrar seus nomes ou se algum dia tive qualquer contato com elas, pois guardei da situação a única coisa que valia a pena: o ensinamento que recebi de meus Deuses.

Diverti-me em ver que o menino rebelde e contestador de outrora cresceu e agora, depois de muito procurar escutar apesar das falhas, aprendeu como essas idéias se formam e como encontram guarida nos corações das pessoas. Agradeci a Eles por não ser eu também uma vítima e por ter conseguido trilhar um caminho que me levou do turbilhão de sons à experiência única de escutar o sussurro de uma brisa em meio ao tráfego engarrafado do meio-dia.

Compreendi após todos esses anos que não posso cobrar de ninguém a mesma visão do mundo que eu, tampouco é absurdo cobrar de mim a compreensão de mundo daqueles a quem admiro, aos quais chamo minhas fontes de Inspiração. Pois ouvir todos nós o fazemos, mas conseguir escutar só se torna possível num processo pelo qual precisamos passar sozinhos, nós e nossas orelhas.

E foi aí que chegou aos meus ouvidos o sussurro de Dagda, O Bom Deus-Druida, batendo em minha alma como uma cálida garoa e dizendo:
Eles falam demais e escutam
de menos as próprias palavras
De fato. Eles o fazem. E o tempo me ensinou que, ao invés de fazer o mesmo, é preciso refletir bastante sobre nossas palavras e como as soltamos no mundo. Mais que falar, precisamos antes saber como escutar, pois nesse processo aprendemos a falar cada vez melhor, e nossas idéias tornam-se veículos mais preciosos do que poderíamos imaginar. Mas para isso não precisamos de nossa boca, e sim de nossas orelhas e de nossos corações, a fim de mostrar à mente um contexto, não apenas mais uma idéia solta ao vento.


Mas já falei demais...


Com agradecimentos a todos os que falam demais, pela Inspiração.

Reflita sobre o que você fala e, principalmente, sobre o como escuta o que lhe é dito escutando "Enjoy The Silence", interpretada pelo Depeche Mode.
Acompanhe a letra pelo link acima e conheça também a tradução desta canção.

6 Comentários:

Blogger Pedro Ivan disse...

como não concordar? Largar a prepotencia de lado e realmente ESCUTAR eh dificil (ainda mais quando se eh geminiano =/ tudo fica beeem mais dificil)

mas que as palavras lidas me ajudem (e aos que entram aqui tb, jah que os que nao entram, fica dificil ajudar neh? =P) neste pequeno trecho que costumamos chamar de vida, prometo tentar =P

03 agosto, 2006 19:05  
Anonymous Nil Tojal disse...

devemos entender que todos temos duvidas...hoje podem ser duvidas diferentes do que outrora... e devemos tb saber que varias pessoas reagem de forma diferente em frente a sua propria duvida..uns para se segurar em algo prefere dizer que o outro esta enganada e com isso ele se afirma naquilo que ele se agarrou...ate encontrar alguem e lhe devolver a sua propria afirmação dizendo que quem esta errado é vc...ai se faz a obra daqueles que aprendem e depois reafirmam ou não o que aprenderam...se num tivermos alguem que nos coloque barreiras não evoluimos

04 agosto, 2006 16:45  
Blogger Su disse...

É tarde da noite e hoje aconteceu algo que fez desmanchar meu coração... saiba que lendo seu post, hoje, passei a observar o ocorrido com outros olhos (ou ouvidos).
Obrigada!
Para mim, toda visão é nova, tem seu valor e pode (ou não, claro!) fazer parte do meu ser.
Beijos

06 agosto, 2006 23:49  
Anonymous ashore angel disse...

Porisso sempre falo menos e ouço mais,são preciosidades para meu conhecimento e minha alma,alem do que assim posso observar mais e analizar.adorei!!!falaste demais nada,foi o suficiente!!!hehehe e eu adoro Depeche Mode,vc agora tá pegando pesado,assim é melhor!!!
bjs no coração!!!

07 agosto, 2006 00:35  
Blogger BIA MARQUEZ disse...

Bruxinho...

Escutar deveria ser uma prática adotada desde a infância...a maior dificuldade que encontramos, até mesmo nas escolas é a preocupação dos professores em falar mais é não escutar o que os alunos têm a dizer... O mundo fala mais do que escuta... e olha... fomos criados com 2 orelhas e apenas 1 boca...Imagina se tivéssemos 2....

Bjokinhas e obrigada pelo post...

Escutar é aprender

07 agosto, 2006 17:18  
Anonymous thiago disse...

Parabes é a unica coisa que tenho a lhe dizer..
mas espero que seus olhos possas escutar o que reflito nesse parabens.

É bom encontrar pessoas que sentem a voz dentro de nos.
Que a intuiçao te guie. Muita luz para voce e sabedoria!
Abraços!

07 agosto, 2006 22:43  

Postar um comentário

Links para este texto:

Criar um link

<< Voltar à página inicial