Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

8 de novembro de 2006

Uma Dica de Preservação Ambiental

Volta e meia recebo textos que são verdadeiras pérolas. Alguns servem para reflexãoe outros, como esse, são dicas práticas para o dia-a-dia.

Mesmo que não façamos muitas frituras, quando as fazemos, jogamos o óleo usado na pia ou por outro ralo, certo?

Esse é um dos maiores erros que podemos cometer.

Por quê fazemos isto? perguntam vocês.

Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos.

Sendo assim, o melhor que se tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico por exemplo as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).

Todo lixo orgânico vai para um local e os sacos onde os colocamos são abertos e triados.

Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETA e ser necessário dispender milhares de reais a mais para o seu tratamento.

Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.

Autor Desconhecido.


De que adianta dizermo-nos pagãos se somos incapazes de atitudes como esta, do texto acima? De que adianta arrotarmos conhecimento, nomes de Deuses e títulos imensos, ou sarmos caros adornos e mantos vistosos se nossa preguiça em fazer um mínimo nos aleija e nos mantém inertes à dor do planeta.


Pense a respeito escutando "Earth", de Hans Zimmer e Lisa Gerrard, tema do filme "Gladiador".

Com agradecimentos a Nicholas pelo texto e pela Inspiração.

Marcadores:

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Isso me faz pensar tb sobre um outro textoq ue li hoje... ate onde somos pagaos?? ate onde nos importamos realmente com o mundoa o nosso redor? coma preservação da Amazonia?
tenho pensado m uito nisto..
AH! Uma dica sobre o oleo; faça sabão caseiro ! é otimo! se nao souber fazer procure quem faça geralemente as pessoas de mais idade fazem e enquato elas batem o oleo , a soda e os outrso ingredientes , aproveite pra escutar delas a shistorias de sua juventude.. ser pagão tambem é dar valor ao seus antepassados.. tenho certeza que bons momentos voce vai passar

08 novembro, 2006 21:54  
Anonymous Anônimo disse...

Existem várias outras coisas que nós, neo-pagãos ou não, podemos fazer para melhorar nosso meio-ambiente e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

Não é preciso morar no mato pra ter uma atitude mais ambientalista. Nem fazer parte de grupos eco-terroristas (ou não) ou participar de grandes movimentações em prol de "salve isso, salve aquilo".

Atitudes simples, como:
- apagar as luzes dos ambientes que não estão sendo usados.
- usar lâmpadas econômicas.
- Não deixe a porta da geladeira aberta enquanto se serve. Tire o que lhe interessa dela, feche a porta, sirva-se do lado de fora e depois guarde na geladeira novamente.
- Não deixe rádios, tvs, computadores ligados sem que ninguém os esteja usando.
- Não lave pouca roupa. Acumule a quantidade ideal de roupa para sua máquina e lave apenas entre uma e três vezes por semana. Isso economiza luz, água e sua máquina também.
- Não passe pouca roupa. Também acumule uma quantidade razoável e utilize o ferro de uma a duas vezes por semana. A economia de luz é gigantesca!
- Procure possuir eletrodomésticos mais econômicos. Observe as indicações das embalagens quando for comprá-los.
- Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça, exceto para enxaguar (os dentes ou a louça).
- Não tomar um banho muito demorado (entre 10 e 15 minutos é um tempo muito bom). Para aqueles que têm cabelos muito longos, desliguem a água enquanto ensaboam os cabelos. Aproveitem e já ensaboem o corpo também, voltando a ligar a água apenas quando for hora de enxaguar.
- Aos fumantes, não joguem as guimbas de cigarro na rua. Mantenha um saco plástico na bolsa, apague o cigarro e ponha a guimba no saquinho. Jogue o saquinho na lixeira correta ou em casa. Não é conveniente (ou legal) fumar enquanto dirige, mas eu não sou politicamente correta, então não vou exigir o mesmo. Mas deixo a dica de manter um cinzeiro no carro. Esvazie-o em casa, da forma correta.
- Não jogue na rua/calçada os folhetos de propaganda que lhes são entregues. Guarde os no bolso/a e jogue-os na lixeira mais próxima. Mantenha um saco de lixo no carro ou jogue-os no chão do carro mesmo. Depois cate tudo em casa e jogue no lixo. O mesmo vale para comida e embalagens (de fast-food do drive thru, por exemplo).
- Procure se informar se no seu prédio, rua ou cidade tem coleta de lixo que separe pelo menos os orgânicos do lixo seco. Siga as instruções fornecidas corretamente.

Essas são algumas. Existem várias outras que me fogem à memória no momento. E, como podem ver, não é preciso ser um ativista ambiental pra ter mente e atitudes ambientalistas. :)

09 novembro, 2006 11:34  
Anonymous Anônimo disse...

Ah sim! Lembrei! Manter os sistemas hidráulicos e elétricos em boas condições também é muito importante. Fiações velhas, em curto ou torneiras pingando e descargas desreguladas geram um consumo muito maior do que o aceitável. Fique de olho!

09 novembro, 2006 11:36  
Anonymous Anônimo disse...

Olá!
Queria dar uma dica a vcs... Esse texto é muito bonito... Mas na prática, separar o óleo em garrafas pet não resolve muito... Na hora da coleta ele é misturado ao lixo comum e, contamina td da msma forma... Então aqui vai uma sugestão: Aqui no RJ já existe, nos bairros "mais ricos" coleta desse óleo para fabricação de Biodiesel... Basta ligar para a compnhia que recolhe lixo de sua cidade e perguntar a respeito. Nesses casos a coleta é feita por um caminhão estilo "carro pipa". Vale a pena também se informar sobre coleta seletiva.. Reciclemos nosso lixo.. A mãe terra agradece!!!

25 novembro, 2006 23:45  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial