Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

24 de setembro de 2007

Embeleze sua casa

Navegando, ainda no clima das flores que vi na exposição desse final de semana, achei uma matéria muito interessante, principalmente para quem não tem a felicidade de ter um espaço onde plantar seu jardim. Aqui divido o achado com vocês, parcialmente, mas quem quiser ler a matéria completa basta clicar abaixo do nome de sua autora.

Boa leitura e belas flores pra ti!


Plantas e flores em casa harmonizam o ambiente

    Além de embelezar, cultivar plantas em casa, seja em quintal ou apartamento, ajuda a harmonizar o ambiente e funciona como um hobby que – quem pratica, garante –, acalma o espírito. É preciso cuidado na escolha das espécies, considerando as condições do local: com muita ou pouca iluminação solar, vento (se for muito causa maior perda de água na planta, pois terá que respirar mais), clima (tulipas e hortênsias são de lugares frios), qualidade da terra, poda, adubação, drenagem. Em apartamentos, são indicadas plantas que resistem bem à meia sombra como palmeira raphis, antúrio, jibóia, samambaia, renda portuguesa, árvore da felicidade.

    Uma casa florida ganha beleza, colorido e aroma, mas muitas vezes as flores tão bonitas que compramos em vasinhos murcham dias depois. As dicas para preservá-las são de duas especialistas no assunto. A professora de jardinagem Florinda Stabille, que dá aulas no Jardim Botânico dentro do projeto "Vovó Sabe Tudo", ensina sobre as rosas e violetas. Já Noêmia dos Reis, produtora de orquídeas, fala sobre esta flor de falsa delicadeza.

    Rosas – De preferência, deve ser plantada num local ensolarado e bem arejado, pois precisa, pelo menos, de 5 a 6 horas diárias de luz solar direta. O local arejado é para evitar a o surgimento de fungos nas folhas e flores, muito comum em condições úmidas. Para adubar, a matéria orgânica que melhor se adapta é o esterco de curral curtido. Terra vegetal e farinha de osso também podem ser usados. Florinda recomenda iniciar a preparação do canteiro três meses antes do plantio, jogando adubo sobre o terreno e recobrindo logo após com terra. No plantio, afofe a terra, escavando a uma profundidade de 30 a 50 cm para as raízes penetrarem adequadamente no solo. A melhor época é entre abril e agosto.

    Violetas – A planta, originária da África, gosta de luminosidade, mas não pode ficar exposta diretamente ao sol. Por ocupar espaço mínimo, colorir e enfeitar, é uma das preferidas para ambientes internos, mas logo após a compra o ideal é trocar a parte de cima da terra por areia lavada de construção (lavar bem e peneirar). As violetinhas devem ficar em vasos de barro, que absorvem o excesso de umidade que pode até apodrecer as raízes da planta. Nunca ser regada no talo nem na folha. A água deve ser colocada na terra do pratinho que dá suporte ao vaso. Na falta de luz natural, a dica de Florinda é colocar a planta de 3 a 4 horas sob a luz do abajur.

    Orquídeas – "Delicada é a violeta. A orquídea é planta para muitos e muitos anos, precisa só do que precisamos: água, comida e luminosidade", ensina a orquidófila Noêmia dos Reis. Por ser uma epífita (que não enraíza no solo, mas se fixa a troncos e outras estruturas), a orquídea deve ser plantada em vasos, placas de xaxim ou substrato de fibra de coco. Em casa, ser colocada em local com claridade, mas sem luz direta. "É bom borrifar as folhas, mas evitando molhar e colocar embaixo do sol, pois elas queimam". A indicação, para quem mora em apartamento, é colocar a flor próximo a uma janela que pegue boa luminosidade, de preferência os primeiros raios de sol da manhã ou final da tarde. Para regar, de novo o teste do dedo. No Brasil, são mais de 25 mil espécies de orquídeas.

Míriam Ribeiro
Texto extraído da matéria "Estação Primavera", publicada no "Jornal da Orla" no dia 23-09-2007.


Busque suas flores, aproveite bem a semana e admire sua nova amiga enquanto a "Primavera", de Antonio Vivaldi, toca ao fundo.

Marcadores: ,

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

dilicia de coresssssss.... feliz primavera!!!!!!!!!

beijos

24 setembro, 2007 18:53  
Blogger Pagan Love Songs disse...

Minha casa parece uma selva, já que é cheeeeia de orquídeas!

Ganhei uma esses dias, do pai de uma amiga, esqueci de contar. rsrsrs

Também adoro dar orquídeas de presente (já que aqui, tenho aos montes).

Recomendo muito ter plantas em casa! Além de deixar os ambientes mais bonitos e reciclar as energias, aumentam a sensibilidade, por ter que estar sempre atento às suas pequenas exigências.

Abraço!

24 setembro, 2007 19:39  
Blogger Melyanna disse...

Ahhh, as orquídeas e as violetas, tenho várias, mas a minha paixão mesmo são as orquídeas, tenho várias, são tão lindas!!!!

Ah, acatou a sugestão da música, hehehe.

Bjosss

25 setembro, 2007 21:46  
Blogger Sol Ribeiro disse...

Malhado, parabéns pelo teu blog, além de assuntos super interessantes e deliciosos de se ler vc também escreve super bem. Se vc fazer aquele seu primeiro projetinho como escreve, vai em frente vai ficar lindão. Qualquer dúvida pode me deixar um recado lá no blog, na comunidade ou e-mail: solange@globalmr.com.br

26 setembro, 2007 09:35  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial