Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

9 de novembro de 2006

Novas Dicas

Para Preservar Nosso Meio-ambiente

Aqui vão mais algumas dicas, para contribuir com a preservação do meio-ambiente.


Existem várias outras coisas que nós podemos fazer para melhorar nosso meio-ambiente e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

Não é preciso morar no mato pra ter uma atitude mais ambientalista. Nem fazer parte de grupos eco-terroristas (ou não) ou participar de grandes movimentações em prol de "salve isso, salve aquilo". Atitudes simples, como:

– Apague as luzes dos ambientes que não estão sendo usados.

– Use lâmpadas econômicas.

– Não deixe a porta da geladeira aberta enquanto se serve. Tire o que lhe interessa dela, feche a porta, sirva-se do lado de fora e depois guarde na geladeira novamente.

– Não deixe rádios, TV.s ou computadores ligados sem que ninguém os esteja usando.

– Não lave pouca roupa. Acumule a quantidade ideal de roupa para sua máquina e lave apenas entre uma e três vezes por semana. Isso economiza luz, água e sua máquina também.

– Não passe pouca roupa. Também acumule uma quantidade razoável e utilize o ferro de uma a duas vezes por semana. A economia de luz é gigantesca!

– Procure possuir eletrodomésticos mais econômicos. Observe as indicações das embalagens quando for comprá-los.

– Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça, exceto para os enxaguar (os dentes ou a louça).

– Não tome um banho muito demorado (entre 10 e 15 minutos é um tempo muito bom). Para quem tenha cabelos muito longos, desligue a água enquanto ensaboam os cabelos. Aproveite e já ensaboe o corpo também, voltando a ligar a água apenas quando for hora de enxaguar.

– Aos fumantes, não joguem as guimbas de cigarro na rua. Mantenha um saco plástico na bolsa, apague o cigarro e ponha a guimba no saquinho. Jogue o saquinho na lixeira correta ou em casa. Não é conveniente (ou legal) fumar enquanto dirige. Deixo a dica de manter um cinzeiro no carro e esvaziá-lo da forma correta em casa.

– Não jogue na rua ou na calçada os folhetos de propaganda que lhes são entregues. Guarde-os para dispensar na lixeira mais próxima. O mesmo vale para comida e embalagens (de fast-food do drive thru, por exemplo).

– Mantenha um saco de lixo no carro. Em postos de gasolina você recebe esses sacos ao abastecer.

– Descubra se no seu prédio, rua ou cidade existe coleta seletiva de lixo e como ela funciona. Siga as instruções fornecidas corretamente.

Essas são algumas. Existem várias outras que me fogem à memória no momento. E, como podem ver, não é preciso ser um ativista ambiental pra ter mente e atitudes ambientalistas.

Melody Horta, com adaptações.



Lendo essas dicas uma frase não me saia da cabeça: "por que as pessoas acham que os Deuses vivem apenas de rituais"? Não entendo como as pessoas conseguem dizer-se pagãs enquanto atacam a Natureza, se os Deuses são Eles próprios a natureza. Bom... vou pensar a respeito e uma hora dessas comento com um texto por aqui. Enquanto isso, vou tratar de acatá-las.

Até lá, comente você também enquanto escuta "Planeta Água", copmposta e interpretada por Guilherme Arantes.
Acompanhe a letra pelo próprio link e assista também ao vídeo desta canção.

Com agradecimentos a Melody Horta pelo texto, pelas dicas e pela Inspiração.

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger Flor disse...

Ótimas dicas Malhado!!

Vou ver se diminuo o tempo no banho!
=)
Será de grande benefício... fazer minha parte!

BJO!!

Tamira**

09 novembro, 2006 21:25  
Anonymous Anônimo disse...

ADORO essa música!! :)
Obrigada pela lembrança...
Saudade!

10 novembro, 2006 06:48  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial