Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

22 de novembro de 2006

O Palhaço

"Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como o palhaço, mas nunca desacreditei da seriedade da platéia que sorria."

Charles Chaplin
Não damos ao riso o seu devido valor, e não-raro o palhaço que transmite sua sabedoria através do riso, da fala leve ou mesmo de uma brincadeira é visto por seus pares como alguém que não deve ser levado a sério.

Não leve tão a sério suas brincadeiras, mas sempre reflita a respeito de seu conteúdo, pois por detrás da crítica as vezes está a solução que buscamos, e por detrás do sorriso às vezes esconde-se uma reprimenda que não queremos ouvir.

Quanto ao palhaço e sua forma de nos dizer como ele dança com a vida, sempre observe atentamente seus ensinamentos e seus conselhos, mas escute-o com os ouvidos da indulgência, e nem tanto para com ele, mas principalmente para consigo.

Um palhaço não é necessariamente o mais sábio, mas é sempre o primeiro a ter coragem de apontar o dedo na direção que nossas almas gelam ao olhar. Este é o seu ofício, esta é a sua arte, e este é caminho que seus enormes sapatos percorrem, arrancando de nossos lábios os sorrisos e de nosso olhos as lágrimas.


Então, escute Elis Regina declamar o poema "O Bêbado e a Equilibrista" e continue brilhando, enquanto reflete sobre o que o Grande Palhaço nos quis dizer com a frase acima.
Acompanhe a letra pelo próprio link, e assista também aos vídeos do Youtube com esta música:
Vídeo;
DVD "Grandes Nomes";

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

sera o palhaço um bardo?

22 novembro, 2006 16:11  
Anonymous Anônimo disse...

Lembro-me dos bobos da corte.
Eram os únicos que poderiam dizer verdades ao rei, humilhando-o, com troças e graças, em público.
Creio que eram estes os verdadeiros governantes daquelas nações.
É claro que sempre se corria o risco do rei não gostar da brincadeira... ou da verdade subentendida...

E me vem outra memória... Alice no País das Maravilhas. Rainha de Copas: "Cortem-lhes as cabeças!!"

26 novembro, 2006 10:29  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial