Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

3 de maio de 2007

Celebrando Fora do Bosque

Algumas pessoas têm me perguntado se um druidista pode ir a celebrações de outras religiões ou ainda realizar rituais com outras correntes pagãs e neopagãs. Como druidista você pode comparecer a rituais neopagãos, cultos cristãos, celebrações budistas ou qualquer expressão de religiosidade de qualquer cultura, então a resposta lógica é sim, mas é importante salientar alguns cuidados e dicas que são importantes para não misturar a fé druídica com os preceitos de outras religiosidades.

— Lembre-se de que participar de algum rito de outra fé não quer dizer celebrar com eles. Afinal, em comparecendo você continuará sendo um druidista, e estará ali na qualidade de convidado, e não de fiel. Todo convite é válido, seja para acompanhar nossas famílias nos ritos importantes de sua fé, seja para amenizar o preconceito que sofremos enquanto pagãos, seja para estreitar laços com outras correntes de pensamento e devoção.

— Se você não tem como participar de ritos em uma comunidade de druidistas ou algum grupo de estudos e não tem conhecimento suficiente para poder celebrar sozinho, pode sim visitar outros grupos que celebrem uma mesma data, desde que mantenha em mente que o rito ali realizado não será uma expressão do Druidismo.

— Lembre-se de que nossos Deuses são os Deuses celtas e apenas Eles. Não existe uma divindade acima dos mesmos nem uma que Os represente. Nossas divindades têm nomes, têm atribuições específicas e personalidades muito bem definidas, não são arquétipos, subdivisões ou faces de qualquer outra divindade ou energia.

— Caso seja uma cerimônia de inspiração celta mas dentro de outra corrente religiosa que não o Druidismo, celebre com nossos Deuses o fato de haver alguém tentando contatá-los de alguma forma, e não tente corrigir a prática de ninguém ou colocar-se em destaque naquele meio, principalmente se não estiver absolutamente certo de que as fontes de informação que tenha pesquisado são fidedignas1.

— Antes de mais nada você deve respeito aos que te convidam e à divindade alheia. Desde que não ofendam nossos Deuses ou nossa fé, sua intenção é válida. Caso sinta-se constrangido pela situação você sempre pode optar por pedir licença e retirar-se dali. Não deixe que uma ofensa seja motivo para você perder a sua educação, até porque muitas vezes somos alvo não da intenção em ofender, e sim da desinformação alheia sobre o que seja o Druidismo.


— Agradeça sempre, antes de deixar o local de rito ou de culto. Ao chamá-lo para uma celebração uma pessoa está apresentando sua visão de sagrado e lhe oferecendo um presente, pois abrir as portas da sua espiritualidade ela o acolhe entre os seus, pois mais que lhe pareça impróprio o modo como ela o faça.

Espero que estas atitudes não apenas o aproximem de nossos Deuses como mantenham a paz entre você e os que têm uma visão de mundo diferente da nossa, pois é praticando essa convivência que construímos o diálogo e o respeito mútuos. Assim, quando estiver em uma celebração fora do bosques dos nossos Deuses, lembre-se de que inclusive ali você encontrará uma oportunidade para compreendê-Los melhor.


1 – Recomendo a Bibliografia Sobre Druidismo e Celtas da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado como fonte de estudos confiável.

Celebre o diferente ao som de "We All Are One", cantada por Jimmy Cliff. Acompanhe a letra clicando aqui.

Com agradecimentos a Guilherme Costa pela Inspiração.

Marcadores: , , , , ,