Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

15 de setembro de 2006

O Mestre

"Um mestre é alguém que transmite conhecimento,
inspira-nos sabedoria e já compreendeu
que é apenas um eterno aprendiz"

Alexandre Malhado
Hoje falamos de nosso mestres como professores, como se mestre fosse apenas algum ser ilumindado que guia multidões rumo a um camino espiritual, numa alusão mais próxima do significado de um messias.

Um mestre é alguém comum, que nada tem de especial e raramente considera-se acima de qualquer outro, justamente pois entendeu que é ele próprio aprendiz. Aliás, o filósofo grego Sócrates definiu em sua maiêutica uma frase que podemos usar como a expressão do pensamento de um verdadeiro mestre:

"Só sei que Nada Sei".

Aos que trilham a senda do tornar-se um mestre e aos que julgam tê-la encontrado, indico sempre esta frase como um farol capaz de nos lembrar a importância de nossos passos e a responsabilidade com o nosso próprio aprendizado. Pois de todos o mestre não é o maior professor, mas apenas um estudante mais experiente e, por isso e pelo seu comprometimento com o próprio processo de aprendizado, alguém capaz de ensinar o que enxerga com maior clareza sem esquecer-se de ouvir as lições recebidas daqueles que ainda não descobriram o quanto já vêem.


Encontre com o aprendiz dentro de si ao som de "Pure Imagination", interpretada por Gene Wilder interpretando o Sr. Wonka em "A Fantástica Fábrica de Chocolate".
Acompanhe a letra desta canção por aqui, e se desejar, adquira o livro, o filme original ou a refilmagem clicando nos respectivos links.

Com agradecimentos a Elisangela Assis pela Inspiração e a Nil Tojal pelo link do vídeo.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

um mestre é aquele que aprende ensinando e ensina aprendendo

15 setembro, 2006 17:59  
Blogger Malhado disse...

Faltou assinarmos... frase criada por Nil Tojal e Alexandre Malhado.

15 setembro, 2006 19:22  
Anonymous Anônimo disse...

blz

15 setembro, 2006 19:49  
Blogger Unknown disse...

Gostei muito do post. E aprendi uma palavra nova (aha!). Para os, que como eu, não tinham a menor idéia do significado, lá vai:

Maiêutica:s. f.,
uma das formas pedagógicas do método socrático e o momento essencial da dialética, consistindo no procedimento que leva o interlocutor a redescobrir as verdades que possui em si sem o saber;

arte de dar à luz a verdade;

obstetrícia.

Beijos.

16 setembro, 2006 13:24  
Blogger Flor disse...

=)

(passando por aqui)

...

"Todos somos anjos mestres;
todos já aprendemos algo que alguém,
em algum lugar, precisa recordar."

Richard Bach - De Fugindo do ninho

Bjim Malhado!

17 setembro, 2006 17:08  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial