Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

7 de setembro de 2006

Declare Independência!!!

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade
porque ele se tornará assim uma máquina utilizável
e não uma personalidade. É necessário que adquira
um sentimento, um senso prático daquilo que vale
a pena ser empreendido, daquilo que é belo,
do que é moralmente correto"

Albert Einstein
Atados a filas, conformados com a corrupção, ignorantes de nossos direitos, alheios a nossos deveres e responsabilidades, permanecemos escravos. Baixamos então a cabeça para o sistema que beneficia a poucos ou esbravejamos a favor de sistemas que prometem maravilhas, mas são apenas formas diferentes de nos acorrentar.

Independência é liberdade, e esse tipo de liberdade somente é verdadeiramente alcançado quando somos responsáveis por nossos destinos, por nossas vidas e por nossos passos. Soluções fáceis não resolvem, apenas mascaram nossa indolência, seja à custa de nós, dos nossos ou de outrem. Então é necessário assumir uma responsabilidade também por nossas ações, sermos cuidadosos em como semeamos o caminho no qual agora pisamos para não calcá-lo sobre cabeças alheias. Nenhuma liberdade é duradoura quando tolhe o direito alheio, pois o oprimido eventualmente irá atrás de quem o usurpou. Ela é um bem comum, não uma indulgência para poucos.

Quase paradoxalmente, é também algo pelo qual precisamos lutar, pois não vem de graça. Quando poucos lutam para muitos obterem qualquer benefício – e este é o padrão que conhecemos – fatalmente o todo tenderá a dividir-se entre líderes e seguidores, e em seguida em opressores e oprimidos, e o ciclo novamente torna a acontecer.

Temos sempre a liberdade de escolha entre guiar e seguir, bem como de oprimir e nos conformarmos a ser primidos. Cada papel com suas delícias e dores, uns exigem a luta, outros a negação da mesma. Cabe aos líderes saber guiar sem oprimir, e aos seguidores saber como seguir sem perder sua identidade ou abdicar de seus direitos, seja por medo ou pela indolência.

Uma última reflaxão: até onde exercer a "liberdade" de calar-se e baixar a cabeça é ser livre?


Reflita a esse respeito escutando "Que País é Esse", um verdadeiro hino social clamado pelo povo brasileiro diversas vezes, interpretado originalmente pelo Legião Urbana.
Acompanhe a letra pelo própro link. E se quiser escutar a música ao vivo,
clique aqui e assista o próprio Renato Russo interpretá-la, junto com outras pérolas da música.

Com agradecimentos a Cecília Lóes e a Jonathans Medeiros pela ajuda na escolha da canção.