Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

18 de abril de 2007

O Roubo do Fogo

Lenda Indígena

    Nos primórdios dos tempos, o urubu-rei foi dono do fogo. Por isso, os Tembés secavam a carne expondo-a ao calor do sol. Então resolveram roubar o fogo do urubu-rei.
    Começaram por matar uma anta. Deixaram-na estendida no chão e, depois de três dias, o bicho estava podre, bulindo de vermes.
    Vendo a carniça lá embaixo, o urubu-rei desceu acompanhado de seus parentes. Para melhor se banquetearem, despiram a vestimentas de penas, assumindo a forma de gente. Tinham trazido um tição aceso e com ele fizeram uma grande fogueira. Cataram os vermes, os envolveram em folhas do mato e assaram.
    Os Tembé que se mantinham escondidos, à espreita, tocaram para lá. Mas os urubus bateram asas e levaram consigo o fogo para um lugar seguro. Assim, os índios perderam o trabalho de tantos dias. A seguir, fizeram uma tocaia ao pé da carniça e um velho pajé aí se escondeu.
    Os urubús voltaram àquele lugar e fizeram seu fogo, desta vez bem próximo da tocaia.

    — Quando eu fugir, levarei comigo um tição acesso!, disse o pajé consigo mesmo.

    Quando os urubus despiram sua vestimenta de penas, viraram homens novamente e se puseram a assar os vermes, ele deu um pulo para frente e os bichos ficaram espavoridos. Correram para suas vestes de penas e começaram a vestir-se atabalhoadamente. O velho aproveitou-se da confusão, pegou num tição aceso e fugiu. Os pássaros juntaram o resto do fogo e voaram, levando-o consigo.
    Então, o pajé ateou fogo em todas as árvores com as quais hoje se faz fogo e que são: urucuíva, cuatipuruiva, ivira e muitas outras.


Lenda contada por Curt Nimuendaju Unkel no livro "Mitos dos Índios Tembé do Pará e Maranhão".


Aqueça-se ao som de "Coisas do Brasil", cantada por Leila Pinheiro. Acompanhe a letra pelo próprio link.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

oi anjim,

to com saudades e passei aqui pra deixar um bju bem gostoso :)
e um pra Ciça tb ;)

18 abril, 2007 16:16  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial