Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

21 de março de 2008

Entraves

"O aprendizado musical, ao contrário do que a grande maioria pensa, não é prerrogativa de sujeitos 'iluminados' que nasceram com o 'dom' de cantar ou tocar. Essa questão do 'dom', inclusive, vem sendo discutida já há algum tempo e o que se tem de mais concreto é que a crença na sua validade é o primeiro empecilho para o pretendente a estudante de música. Considerações do tipo 'eu não dou para isso', 'não tenho o dom', 'sou desafinado', 'não tenho voz', e outras muitas que ouvimos por aí constituem-se na primeira e mais poderosa barreira para o desenvolvimento musical. junte isso a incompreensão que se vê em muitos lares, do tipo 'música não dá dinheiro' ou 'música é coisa de vagabundo' e você terá a receita ideal para nunca aprender música".

Professores Marcos Bassul e Simone Lacorte,
da Escola de Música de Brasília.


E então entrei de férias daqui e resolvi encarar um monte de coisas que me eram entraves. Parar de usar o ainda que sempre recomendo e começar a usar o agora do qual eu tanto precisava. Ainda estou de férias, mas acho que todos deveriam ler o parágrafo acima para aprender a respeitar seus limites sem jamais render-se a eles.

Estou estudando alaúde, e me empolguei tanto que os arquivos que encontro estou organizando na web, para quem trilhar esse caminho encontrar com mais facilidade o material de estudo de que precise. Este é o projeto ao qual venho me dedicando no momento e seu endereço é http://alaude.4shared.com/.

Decidi que voltarei a escrever em breve, assim que resolver uns problemas técnicos com o Google ou arrumar outro "engine" para fazer o blog novo que eu e Cecília montamos. Quanto a este, mudará um pouco de foco mas tenho certeza de que será do agrado de todos. Mas explico isso melhor mais tarde, falemos dos entraves...

A vida tem diversos obstáculos que servem para nos tornar melhores, mais adaptados, e para nos mostrar o quanto realmente estamos firmes em nossos propósitos e objetivos, convidando-nos – e nem sempre com gentileza – a repensar conceitos e métodos, abrindo assim portas para novas possibilidades e experiências.

Os entraves que nos impedem de seguir adiante são os passos seguintes da caminhada que recusamos a dar, mas não crer que consigamos não nos torna incapazes por mais que nos impeça de sequer tentar. O que nos incapacita é uma ilusão, e ilusões podem tornar-se perigosas armas contra nossa própria felicidade. Armas que usamos contra nós mesmos.

Segui, enfrentei alguns dos meus entraves e eu, que jamais pensei poder tocar um violão sequer na vida, estou estudando alaúde numa das melhores escolas da América Latina, onde fui sorteado com a graça de Lugh! E graças aos Deuses venci esses entraves e muita coisa mais!

Sabe como?

Eu tentei e, simplesmente em me permitindo participar de um sorteio e assumindo o compromisso de fazer o meu melhor se conseguisse, descobri que o limite que eu via não estava lá.


Redescubra-se, transponha limites e abrace novos horizontes ao som de "Scarborough Fair", tocada por Eileen Hadidian e Natalie Cox. Esta versão instrumental se basta, mas para quem quiser cantar junto, acompanhe a letra e a tradução desta canção.

Com agradecimentos a Ioná Belli pela Inspiração.

Marcadores: ,

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Perfect.. Lindo o texto, nao na escrita mas no q passa com ele. E parabens pela nova dedicacao, musica nunca eh demais na vida, e eh mto mais magico e real q mtos possam se quer permitir sentir ou entender.
Enfim, com respeito aos entraves eh oq costumo falar para todo mundo, que somos nos q nos limitamos a fazer coisas, ou seja, tem gente q acha q pra jogar tarot precisa dom, qd confundem uma mistura de dedicacao + vontade... ai se limitam antes de comecar, e isso eh para tudo na vida.. musica.. taro.. desenhar.. etc..

claro q akele q praticar tera uma desenvoltura melhor.. e q assim seja com seu alaude Sir !

tudo de bom.. abracoss

21 março, 2008 21:35  
Blogger Melyanna disse...

É tão bom ler os seus posts, entrava quase toos os dias aqui na esperança de que tivesse postado e finalmente vc postou. Que ótimo!!!

Lindo o post!!!

Beijos e saudades!!!

25 março, 2008 19:04  
Blogger Clara Gomes disse...

Vim agradecer a visita lá nos Bichinhos de Jardim... Às vezes esse trabalho cansa muito - e é o apoio dos amigos que me incentiva. Ah, tem tira nova hoje!
E o livrinho... Quem sabe um dia?
Beijos!

27 março, 2008 15:27  
Blogger MCrsttal disse...

Tempão q eu não passava aqui... que delícia ouvir suas versões para as suas novas ferramentas de sensibilidade...

Márcia

17 abril, 2008 17:59  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial