Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

21 de março de 2007

Um Conselho

"O importante não é o que recebemos,
mas como retribuímos o que nos ofertam"

Alexandre Malhado


Em nossas vidas recebemos os mais variados presentes a cada instante. Um grito de alerta ou um esbravejar irado, um abraço carinhoso ou um golpe pelas costas, um sorriso de ternura ou mesmo a face gélida do escárnio. Tudo são presentes, e o que fazer com eles depende de nós.

Somos livres para reagir às influências do meio que nos cerca, isso é verdade, mas um alerta não nos pode servir de desculpa para despejarmos nossa ira contra quem nos avisa do perigo, assim como a ira não é desculpa para desrespeitar quem te estenda a mão.

Temos informação suficiente para discernir o carinho que conforta da dependência que aprisiona, assim como temos inúmeros exemplos nos mostrando que uma traição só é possível quando fechamos os olhos às falhas dos outros ou às nossas próprias, e tantos relatos de que a ternura num sorriso não deixa de ser bela devido aos traumas deixados em nossas vidas pelo escárnio alheio.

Tudo isso são apenas conselhos, uns que recebi e outros que já posso dar; e o conselho é um presente de a experiência dado a alguém. Um aviso, mesmo que esbravejado, um carinho a nos dar pistas de como sair das prisões nas quais nos colocamos quando traímos a voz interior que nos aponta os caminhos a trilhar, e um gesto de ternura o qual perde todo o sentido quando o dispensamos com escárnio.


Ouça os conselhos que recebe, mas eis um conselho sobre como proceder com eles: a experiência de alguém não torna um conselho numa verdade válida ao seu caminho, assim como sua teimosia não desmerece essa experiência alheia. Ouça-os atentamente e reflita sobre como cada um deles pode ajudá-lo em seu caminho mais de uma vez antes de descartá-los, e não se esqueça de de tempos em tempos permitir-se uma pausa para desanuviar a mente e o coração, pois todos precisamos de descanso.


Agora reflita sobre este conselho ao som de "Raindrops Keep Falling On My Head", cantada por B. J. Thomas, e acompanhe a letra e a tradução pelo próprio link. Assista também a um vídeo com esta música.

Com agradecimentos a Melody Horta pela Inspiração.

Marcadores: