Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

26 de março de 2007

Urbes do Futuro

A primeira cidade ecológica do mundo é na China

    "Quem pensa que construção sustentável é uma casa de pau-a-pique no meio do mato está redondamente enganado. A China está levantando a primeira cidade ecológica do mundo. Dongtan irá ocupar uma área equivalente a três quartos da ilha de Manhattan ao lado do aeroporto da moderna Xangai. A primeira fase da empreitada deve ficar pronta em 2010 para abrigar, inicialmente, 50 mil pessoas – em 2040 deverão ser 500 mil. E nem pense numa vila povoada por hippies, mas sim em casas, hospitais, escolas e indústrias high-tech erguidas de forma sustentável. Até 80% do lixo sólido será reciclado, os ônibus serão alimentados por baterias elétricas, a água será reaproveitada e a energia elétrica, gerada por fontes alternativas. A comida virá quase toda das fazendas vizinhas. Casas e prédios terão suas telhas cobertas por gramados ou hortas para manter os lares frescos e absorver a água da chuva. Dongtan está na ponta-de-lança de uma tendência que ganha coro por todos os cantos do planeta, inclusive no Brasil. Em São Paulo, acaba de ser inaugurado o primeiro prédio sustentável do país para abrigar uma agência bancária. Mais dez edifícios no modelo já foram encomendados. É a preocupação ecológica batendo à porta dos cidadãos".

Priscilla Santos


Navegando pela web deparo-me com essa notícia. Caramba! Meio milhão de pessoas vivendo numa cidade ecológica em coisa de 33 anos é algo difícil de imaginar até para alguém que mora numa cidade que teve o dobro desse crescimento no mesmo período em seguida à sua inauguração.

Mas o que me espanta não é acomodar as pessoas, e sim fazê-lo e ao mesmo tempo atingir o que não conseguimos sequer sonhar em projetar aqui em Brasília: consciência ecológica! Não é fácil para alguém como eu, com suas três décadas e meia de vida, compreender a necessidade de separar o lixo e reciclar materiais, principalmente quando se tem uma educação totalmente negligente em relação a ecologia como temos no Brasil, então imagino como fazer isso com tantas pessoas, muitas mais velhas que eu.

É então que me lembro de uma história chinesa que acho fantástica. O país estava com um surto fortíssimo de uma doença causada por um caramujo, se não me engano era esquistossomose, e os técnicos não sabiam como fazer para erradicar tal problema numa área tão pobre e tão grande. Sabe o que eles fizeram? Cataram!!!

Pois é. A prática ecológica não é uma questão de mera consciência, mas uma questão de comprometimento e perseverança. Que os Deuses abençoem aquele povo nessa iniciativa. A Terra agradece.


Matéria original extraída do site da revista Vida Simples, edição de abril de 2007. Veja ainda as informações adicionais desta matéria.

Imagine e projete um futuro sustentável ao som de "Mais Uma Vez", interpretada pelo saudoso Renato Russo, ou confira a versão original cantada pelo 14 Bis, numa gravação acústica muito interessante. E para completar, eis o vídeo clipe da versão que o Renato cantou.

Marcadores:

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Malhado,

a China vai nos surpreender (positivamente) AINDA MUITO MAIS.





Fuja das pessoas perigosamente normais.


Abraços, flores, estrelas..

27 março, 2007 19:27  
Blogger Nil Tojal disse...

opa vamos para china então...ou melhor vamos copiar as coisas boas e fazer de nossa casa assim tb ..o que vcs acham

28 março, 2007 10:27  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial