Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Bardo da Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado.

23 de maio de 2007

Vozes do Bosque Sagrado

Certo, eu sou Bardo de uma Ordem Druídica. Mas que Ordem é essa? O que ela faz? Como ela existe? Quais são seus planos?

Este tipo de pergunta, bastante freqüente entre os que me encontram, é daquelas que precisam ser respondidas para todos. Então segue a resposta, para que conheçam melhor nossa instituição e este sacerdote que a representa.


Quem Somos

A Ordem Druídica Vozes do Bosque Sagrado trata do treinamento dos sacerdotes, da organização e apoio aos druidistas que a ela recorram e da representação do Druidismo tanto em âmbito nacional quanto internacional. Longe de nos considerarmos "donos" do termo Druidismo ou da vivência desta religião, visamos formar uma comunidade cada vez mais consciente do que ele realmente seja, de acordo com a corrente histórico-reconstrucionista que defendemos, proporcionando aos nossos fiéis e simpatizantes sua liturgia, cultura e práticas.

Sempre preocupados em transmitir um conhecimento que seja condizente com a nossa realidade, não buscamos um revivescimento anacrônico disfarçado de "reconstrucionismo", mas a busca fiel do culto druídico e sua adaptação às nossas necessidades, possibilidades e responsabilidades atuais. Não acreditamos que a realidade vivenciada pelos celtas possa ou mesmo deva ser trazida aos dias atuais, pois a mudança é inevitável e o fluxo natural das coisas, o ciclo da vida no qual nossa religião tem seus alicerces, pede que nos adaptemos sempre às condições do ambiente que nos cerca, não esquecendo o cuidado de não nos desviarmos do caminho de nossos Deuses, de nossos antepassados – sejam eles de sangue ou de fé – nem de ignorarmos o solo que nos sustenta e nutre.

Estamos trabalhando para criar uma infra-estrutura que nos permita atender cada vez melhor à nossa comunidade, mantendo em mente as pessoas que encontram no Druidismo uma alternativa válida para sua religiosidade e que precisam ter acesso a informações sérias e de qualidade, bem como apoio espiritual – e às vezes até logístico – adequado capaz de permitir a realização de seus ritos não só pessoais como familiares, tais como casamentos, cerimônias fúnebres, ritos de passagem, etc.

No momento, o maior problema que temos enfrentado é a desinformação disseminada tanto através de falsas definições do que seja o Druidismo quanto por distorções de nossa visão do mundo. Para sanar esses problemas atuamos junto à URI e nos mantemos ativos através da Internet e por meio de correspondência. Pretendemos, à medida que nossa infra-estrutura cresça, ampliar nossa atuação junto à sociedade e, para tanto, pretendemos lançar em breve uma campanha de doação de livros com fins de montar nossa biblioteca de Druidismo e cultura celta, onde tanto a nossa comunidade quanto quem deseje conhecer o que seja a cultura desse povo tenha acesso direto e independente à informação da qual necessite.

Outros projetos também são fomentados, e esperamos que em breve nosso site possa sair do papel, isso já com a contribuição de membros de nossa própria comunidade.


Alexandre Malhado – Bardo


Explicação dada, aproveite esse início de noite ao som de "Prologue", entoada por Loreena McKennitt.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Blogger Melyanna disse...

É isso aí Malhado, muito boa a explicação sobre a Ordem e sobre o Druidismo, apesar de pequena, mas que com certeza irá desfazer muitas concepções erradas espalhadas por aí!!

Que seu blog venha a ser cada vez mais acessado e ajude as pessoas a refletirem e serem informadas com informações baseadas em anos de estudo e leitura e mais importante, vivência!!!

Bjosss

23 maio, 2007 19:54  
Anonymous Anônimo disse...

Malhado,

Bardo!

gostei do modo como você explicou o que é o Druidismo e de que forma o Projeto está se realizando (no Brasil).


Conte comigo!

Abraços, flores, estrelas..

23 maio, 2007 22:51  

Postar um comentário

<< Voltar à página inicial